Geral

Sobre Nós

História

Notícias

Serviços e Produtos

Serviços

Produtos

Pedir Orçamento

Fale connosco

Contactos

Recrutamento

O rebranding da Peixoto Rodrigues

Fev 13, 2023 | Marketing, Novidades

Outdoor publicitário da Peixoto Rodrigues, na entrada Norte da cidade de Braga

Foi no final de 2022 que se deu o lançamento da nova identidade corporativa da Peixoto Rodrigues.

O rebranding passou por um processo inicial de estudo intensivo sobre a forma como a marca tem sido interpretada ao longo dos anos – quais os seus pontos fortes e pontos mais desfavoráveis – e qual a projeção necessária que este novo rumo teria de lhe conferir.

Foi com naturalidade que se optou pela aposta no naming Peixoto Rodrigues, já que fora assim que a empresa construíra grande parte da sua notoriedade de marca ao longo dos anos. No que toca ao logo em si, o caminho foi trilhado a partir de uma filosofia de design funcional, que permitisse a sintetização da mensagem em todas as peças de comunicação.

Neste momento, estando ainda a escassos 2 meses após o lançamento do rebranding, a marca entrou numa fase de divulgação de largo espetro, por forma a informar não só os parceiros de negócio da Peixoto Rodrigues como toda a comunidade bracarense desta renovação identitária.

Para além das alterações internas, como a alteração do logo nas fachadas das instalações ou de todo o estacionário da empresa, tem havido uma série de ações públicas de ativação da marca Peixoto Rodrigues. Exemplo disso mesmo é o patrocínio ao torneio de padel inter-clubes do Braga Padel Social Cup – o Peixoto Rodrigues Open teve lugar no final do passado mês de janeiro – mas também uma série de outras iniciativas lançadas este ano. Desde outdoors na via pública bracarense a anúncios na imprensa, passando por ações publicitárias pela via digital, a Peixoto Rodrigues tem vindo a consolidar a sua imagem de marca junto da sua audiência local.

Para ajudar ao contexto, a revista Sim veio saber em que consiste este rebranding da Peixoto Rodrigues, entrevistando para esse fim o Jorge Rodrigues.

Uma entrevista à revista Sim

Com quase 70 anos de história, a Peixoto Rodrigues é uma empresa que consta do imaginário do empreendedorismo bracarense, sendo hoje uma das maiores empresas nacionais no setor da comercialização de produtos siderúrgicos. Desde planos, longos, perfis, tubos gerais e estruturais, a oferta de produtos é diversificada no que ao ferro diz respeito.

Surge em 2023 com uma imagem de marca renovada mas com o mesmo espírito de sempre: valorizar os seus trabalhadores; responder aos seus clientes de forma íntegra, ágil e com um atendimento personalizado; contribuir para o desenvolvimento da região, também através do apoio a causas sociais, culturais e desportivas.

Sendo uma empresa familiar, a Peixoto Rodrigues conta agora com a 3ª geração para dar continuidade ao desenvolvimento do negócio e antecipar as exigências do futuro. Falámos com o Jorge Rodrigues para comentar o rebranding levado a cabo.

[Revista Sim] Alterar a imagem de uma marca com 67 anos de história é uma grande responsabilidade. Foi uma decisão difícil? Porque decidiram mudar?

[Jorge Rodrigues] Foi um processo longo, de grande ponderação. Há já alguns anos que tínhamos em mente renovar a nossa identidade corporativa, por várias razões. Porque sentíamos que o nosso logo era datado e não respondia às necessidades de adaptação e leitura em vários contextos; porque a empresa tem vindo a realizar investimentos significativos na remodelação do seu equipamento e na melhoria das condições de trabalho e o logo estava descontextualizado neste ecossistema renovado; porque há muito sabíamos ser necessário melhorar a imagem da empresa para que a perceção generalizada da boa qualidade dos nossos serviços fosse transversal à presença da marca Peixoto Rodrigues no mercado.

[Revista Sim] O que esperam ganhar com esta mudança?

[Jorge Rodrigues] Situamos os pontos positivos deste rebranding em várias vertentes. Por um lado, esperamos uma maior aproximação ao universo visual da arquitetura e engenharia. Não é só uma questão de posicionamento, é também uma forma de passarmos uma imagem de rigor e de objetividade na venda do produto ferro, algo que é facilmente constatável pelas geometrias e planos ortogonais que usamos para comunicar as características dos nossos produtos.

Por outro lado, pela necessidade imperativa de humanizarmos a marca Peixoto Rodrigues. Não podemos ser uma empresa que destaca “trabalhar como uma família” na sua proposta de valor e depois não ser intuitiva essa perceção no contacto com a nossa comunicação. Queremos dar-nos a conhecer como uma equipa sólida, unida por valores como a humildade, o sentido de missão, o companheirismo e a integridade. Queremos atrair quem se revê nestes valores.

Por último, porque há um apelo estético, uma procura pela simplicidade do design que consideramos simultaneamente arrojada e sintética. Arrojada porque o simples não pode tornar-se simplista, nós corremos esse risco e considero que fomos bem sucedidos nessa escolha. Sintética porque pretendemos ser unívocos na associação ao ferro, algo que é reforçado com a insistência na mensagem “Somos de ferro”. A nova identidade clarifica nesse sentido.

[Revista Sim] De que forma a nova identidade vos prepara para o futuro no setor?

[Jorge Rodrigues] Este é um setor em constante mutação, onde é fundamental saber antecipar as oscilações no mercado e simultaneamente compreender o que o mercado procura a cada momento. 

Os últimos tempos têm demonstrado isso mesmo. Há um conjunto de fatores exógenos que afetam a indústria e levaram a um aumento de preços inesperado. É importante mostrar resiliência perante estas adversidades e compreender o que essas flutuações provocam no cliente, sabendo corresponder às suas expectativas face a essas imprevisibilidades.

Por outro lado, há que inovar. Como? Ora trazendo novos produtos para alimentar o setor da construção, ora criando estratégias de atração e retenção de talento para mantermos a nossa relação de confiança com o mercado, ora desenvolvendo novas abordagens de contacto com os clientes e parceiros de negócio no sentido de melhorar o serviço prestado pela Peixoto Rodrigues.

A nova identidade permite agregar todas estas necessidades de uma forma coerente, organizada e escalável, o que nos deixa confiantes no caminho que há a percorrer.

Notícias Relacionadas