Geral

Sobre Nós

História

Notícias

Serviços e Produtos

Serviços

Produtos

Pedir Orçamento

Fale connosco

Contactos

Recrutamento

História da
Peixoto Rodrigues

Fundação da Empresa

Em 1956 os tempos eram outros e a Peixoto Rodrigues também. Criada a 4 de Maio desse ano, a atividade comercial estava praticamente restringida à aquisição e venda de sucata (ferrosa e não ferrosa) e chapa usada.

Com estas sucatas, a empresa tinha a matéria-prima para comercializar o ferro necessário para o fabrico de garfos para as cutelarias, de tacholas para os tamancos, de ferragens para os carros de bois, de ferraduras para os cavalos, e de um sem número de ferramentas para a agricultura, como pás, enxadas, sachos, sacholas, alviões, forquilhas e aivecas para os arados.

José Peixoto Rodrigues num dos primeiros dias da empresa.

Dia de Abertura da Peixoto Rodrigues.

Hoje somos uma empresa que pretende consolidar a sua presença no mercado através da qualidade dos produtos, serviços prestados e prazos de entrega cada vez mais curtos.

Muitos anos depois, a empresa foi evoluindo e hoje é uma das maiores empresas no sector de comercialização de produtos siderúrgicos, desde planos, longos, perfis, tubos gerais e estruturais. Ao mesmo tempo, com o investimento em maquinaria, a sua oferta também evoluiu para a área dos serviços como Corte e Quinagem, Dobragem de tubos e perfis finos.

Não obstante, como símbolo da relação umbilical com o seu fundador, as instalações (com a ajuda da aquisição dos terrenos anexos) mantém-se no mesmo local.

Desmantelamento do barco Amethyst, na foz do rio Douro.

História do Fundador

Nascido em Março de 1930, em S. Pedro de Merelim, José Peixoto Rodrigues viveu uma vida preenchida e desafiante.

Estudou na escola primária de S. Pedro e S. Paio de Merelim e desde cedo começou a acompanhar o pai nas viagens de negócios. O pai tinha uma serralharia que, apesar de pequena, lhe proporcionou as primeiras experiências no mundo dos negócios, algo que, anos mais tarde, lhe seria muito valioso.

Aos 15 anos, num dos maiores obstáculos que teve de enfrentar, viu o seu pai falecer, vítima de doença. Esse acontecimento obrigou-o a tomar mais responsabilidades em casa e ser um forte apoio da mãe na educação dos seus 6 irmãos. Quinze anos mais tarde, ainda com a empresa na fase inicial, seria a sua mãe a falecer. Aos 25 anos casou com Maria da Conceição Marques, com a qual criou oito filhos: o Zé, a Maria do Sameiro, o Jorge, a Laura, a Maria da Conceição, o Carlos, a Lena e o Paulo.

Evolução dos serviços (Corte e Quinagem, Dobragem de tubos e perfis finos).

José Peixoto Rodrigues.

José Peixoto Rodrigues fundou a sua empresa e internacionalizou o seu negócio. A Peixoto Rodrigues cresceu e ganhou o seu estatuto.

A 4 de Maio de 1956, auxiliado por dois amigos residentes em Lisboa, fundou a sua empresa de sempre: A José Peixoto Rodrigues & Cª Lda, dedicada ao comércio de materiais ferrosos.

Nos anos 60, internacionalizou o negócio através da importação directa da matéria-prima de países como a Bulgária e a Rússia, transformando a Peixoto Rodrigues numa das grandes empresas de toda a região.

Anos mais tarde, em Março de 1988, fundou a Armazéns de Ferro, Aço e Metais do Lima, Lda, em Arcozelo, Ponte de Lima, igualmente destinada ao negócio do ferro.

Um das suas grandes paixões era o associativismo e durante a sua vida desempenhou vários cargos.

Saber mais

– Diretor do Sporting de Braga | 1960 – 1961
– Presidente da Assembleia Geral do Sporting de Braga | 1988 – 1992
– Presidente da Comissão Directiva do Sporting de Braga | 1993
– Presidente da Comissão de Apoio do ABC | 1990 – 1994
– Presidente do Conselho Fiscal do ABC | 1994
– Vice-presidente da Assembleia Geral Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Braga
– Presidente do Clube de Caçadores de Braga | 1970 – 1992
– Membro das comissões de festas de S. João e Semana Santa de Braga

Apoiou ainda a Companhia de Teatro de Braga, Cruz Vermelha Portuguesa, APPCDM, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, Feiras Novas em Ponte de Lima, Asilo S. José, Centro Cultural e Social de Sto Adrião, Associação de Solidariedade Social de S. Tiago de Fraião, Sócio Benemérito do Núcleo Filatélico e Coleccionismo de Braga, Clube de Caçadores do Porto, Clube Industrial de Pevidém, Clube de Caçadores de Valença do Minho, Clube de Tiro da Póvoa de Lanhoso, Associação de Caçadores de Alvites em Mirandela, Clube de Caça e Pesca de Vila Verde, Merelinense Futebol Clube, Clube Desportivo Maximinense, Maikes Futebol Clube, Âncora Praia Futebol clube, Futebol clube Ferreirense, Sporting Clube de Cabreiros, Sequeirense Futebol Clube, Vilaverdense Futebol Clube, Associação Desportiva “Os Limianos”, Associação de Andebol de Braga, Associação Desportiva e Recreativa Malta Fixola, Hóquei Clube de Braga, Sporting Clube de Portugal, Futebol Clube do Porto, entre outros.

Foi também benfeitor em instituições como os Missionários Combonianos, da Obra das Vocações Carmelitas em Fátima, do Patronato de S. Pedro de Maximinos, das Irmãs da Ordem de Visitação de Santa Maria de Braga, das Confrarias de Bom Jesus do Monte, Nª Senhora do Sameiro, S. Bento da Porta Aberta, do S. Pedro e de S. Brás em S. Pedro de Merelim.

1956

A 4 de maio nasce a Peixoto Rodrigues, empresa dedicada ao comércio de materiais ferrosos.

Anos 60

Internacionalização dos negócios através da importação directa da matéria-prima.

1988

Inauguração dos Armazéns de Ferro, Aço e Metais do Lima, Lda, em Arcozelo, Ponte de Lima.

2003

Em 7 de Dezembro de 2003 a vida de José Peixoto Rodrigues chegava ao fim.

2022

A Peixoto Rodrigues renova a sua Marca!